316a6e78-f0d9-4f83-bd59-01bba8d80c5e site

Concurso elege o café conilon de melhor qualidade de Marilândia

Clique aqui para Imprimir
No último sábado aconteceu em Marilândia o I Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia, o evento que reuniu cerca de 500 pessoas é fruto de um trabalho conjunto entre o Incaper e a Prefeitura Municipal.

Realizado na Fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o objetivo do evento foi incentivar a busca pela qualidade do café conilon entre os produtores. Foram coletadas no mês de agosto 62 amostras de produtores locais, as mesmas foram enviadas ao escritório local do Incaper de Brejetuba, onde foram realizadas as avaliações pelos seguintes especialistas: José Renato, representante da Nichio Sobrinho, Douglas Gonzaga de Souza, Técnico do Incaper, Pedro Paulo Teófilo, Técnico Agrícola do Incaper, Fabiano Tristão, Agrônomo do Incaper, Niêson Barbosa, Consultor Agrícola.

“A cafeicultura de Marilândia com esse concurso, inicia uma nova trajetória na cultura do café conilon. Temos uma marca na história da cafeicultura do Espírito Santo, através da Fazenda Experimental do Incaper instalada em nossa cidade, com a tecnologia da clonagem e as pesquisas que geraram novas variedades de plantas. Associado a toda essa tecnologia, precisamos conscientizar e trabalhar os produtores rurais para melhorarmos a qualidade do café produzido em nossas terras, pois a melhoria agrega um maior valor de mercado ao produto final”, afirmou o prefeito Geder Camata.

O evento teve inicio às 9 horas quando os convidados foram recebidos com um café colonial, em seguida puderam assistir às palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo Saul de Andrade, doutorando em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo campus de Alegre, sobre o tema “Reduzindo perdas, alcançamos qualidade”, e com o gerente comercial da Cooabriel Edimilson Calegari sobre “Perspectivas do mercado de conilon”.

Em seguida houve a tão esperada premiação. O concurso foi dividido em duas categorias: cafés de secador e cafés de terreiro/estufa. Os três primeiros colocados por categoria foram premiados e o campeão por categoria recebeu um prêmio no valor de R$ 3 mil. O valor total da premiação foi no valor de R$ 12 mil.

Confira os vencedores:

Categoria Café de Secador:

1º Lugar – Jozé Luiz Badiani – Média 74.85

2º Lugar – Clésio Boldrini – Média 74.08

3º Lugar – Emildo Marim – Média 70.55

Categoria Cafés de Terreiro/Estufa

1º Lugar – Luiz Carlos Moschen – Média 79

2º Lugar – Pedro Paulo Petri – Média 72.9

3º Lugar – Elias Calimam – Média 70.64

O Incaper, grande parceiro na realização do evento afirmou que vem trabalhando junto aos agricultores do município esse avanço na produção de conilon e o concurso veio para coroar esse pensamento de que todos os participantes têm condições de ofertar um produto de melhor qualidade.

“Além de se premiar os melhores cafés, nosso objetivo foi proporcionar uma reflexão junto aos agricultores familiares de que é possível e principalmente rentável produzir um conilon de qualidade. Avaliamos que esse objetivo foi alcançado por meio da realização do concurso”, destacou o extensionista do Incaper de Marilândia, Marcelo Agenciano.

Ainda durante o evento a deputada estadual Raquel Lessa entregou nas mãos do prefeito Geder, a Lei Estadual N° 10.736/2017, a qual “Declara o Município de Marilândia Capital Estadual de Pesquisa do Café conilon”.

“Assim como essa lei, conseguimos dar ao município de Marilândia, um reconhecimento legal de um trabalho que vem sendo há muitos anos, executados pelos cidadãos marilandenses, especialmente através da Fazenda Experimental do Incaper, reconhecida como 1º centro de Pesquisa de Café conilon do país”, afirmou a deputada.

Diversas autoridades estiveram presentes dentre eles os deputados federais: Paulo Foletto, Evair de Mello, Carlos Manato. Deputados estaduais: Raquel Lessa e Hudson Leal. Vereadores de Marilândia: Evandro Vermelho, Jocimar Rodrigues Santana, Paulo Costa, Renato Meneghini, Douglas Badiani e Ivaldo Da Silva. Secretários municipais, o vice-prefeito Jô Comério e o diretor do SAAE de Marilândia, Globes Antônio de Souza.

Também estiveram presentes, o Diretor do DER-ES, Enio Bergoli, Jorge Nicchio, Presidente do centro de Comércio do Café de Vitória, Marcos Magalhães, Subsecretário de Agricultura do governo do Espírito Santo, Geraldo Loss, prefeito de Governador Lindenberg, Romário Ferrão, Pesquisador do Incaper e Cooordenador do Programa de cafeicultura no ES, Aymbiré Fonseca, Pesquisador da Embrapa, Maria Amélia Gava Ferrão, Pesquisadora da Embrapa, representantes de autoridades, além de muitos produtores rurais do município e região.

5b9858fb-2df9-43dd-b909-f70ef1a039e8 siteA Prefeitura e o Incaper agradecem a todos os colaboradores, patrocinadores e servidores, envolvidos na organização desse evento que tanto valorizou o município.