34e1b7b2-c7d2-4c31-ac27-4625c844137c

Devoluções de embalagens vazias de agrotóxicos poderão ser feitas no próximo dia 20

Agricultores de Marilândia poderão devolver as embalagens vazias de agrotóxicos no próximo dia 20 de outubro. O recolhimento itinerante é uma parceria entre a Prefeitura, Incaper, Idaf, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e Assoagres. O horário para entrega será de 8 ás 14 horas, na garagem da Prefeitura, que fica localizada na estrada que liga Marilândia á Liberdade.

A devolução das embalagens é de suma importância por tratar-se de uma responsabilidade socioambiental. A destinação correta das embalagens ajuda a evitar maiores danos ambientais. Antes da Lei federal nº 9.974/2000, as embalagens não tinham destinação correta, muitas vezes elas eram queimadas ou enterradas.

A legislação brasileira determina que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam devolvidas no prazo de um ano após a compra.

Segundo Marcelo Agenciano, extensionista do Incaper de Marilandia, “A lei das responsabilidades compartilhadas teve sucesso justamente pela sua simplicidade, onde o poder público tem a função de fiscalizar e educar, as revendas indicam o local de devolução e as recebem e o produtor devolve as embalagens no local Indicado na nota no prazo de ate um ano, então a função do recolhimento itinerante e promover o encontro desses três elos do sistema”.