34e1b7b2-c7d2-4c31-ac27-4625c844137c

Devoluções de embalagens vazias de agrotóxicos poderão ser feitas no próximo dia 20

Clique aqui para Imprimir

Agricultores de Marilândia poderão devolver as embalagens vazias de agrotóxicos no próximo dia 20 de outubro. O recolhimento itinerante é uma parceria entre a Prefeitura, Incaper, Idaf, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e Assoagres. O horário para entrega será de 8 ás 14 horas, na garagem da Prefeitura, que fica localizada na estrada que liga Marilândia á Liberdade.

A devolução das embalagens é de suma importância por tratar-se de uma responsabilidade socioambiental. A destinação correta das embalagens ajuda a evitar maiores danos ambientais. Antes da Lei federal nº 9.974/2000, as embalagens não tinham destinação correta, muitas vezes elas eram queimadas ou enterradas.

A legislação brasileira determina que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam devolvidas no prazo de um ano após a compra.

Segundo Marcelo Agenciano, extensionista do Incaper de Marilandia, “A lei das responsabilidades compartilhadas teve sucesso justamente pela sua simplicidade, onde o poder público tem a função de fiscalizar e educar, as revendas indicam o local de devolução e as recebem e o produtor devolve as embalagens no local Indicado na nota no prazo de ate um ano, então a função do recolhimento itinerante e promover o encontro desses três elos do sistema”.