453efbe7-67ac-4de2-a998-55ed61e9a7bb

Prefeito de Marilândia participa de encontro que marcou o início oficial da colheita do café no Espírito Santo

No último sábado o prefeito Geder Camta esteve participando do maior evento de cafeicultura do Estado, o “10º Ano da Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheira do Café no Espírito Santo- 9º Noroeste Café Conilon”, realizado no município de Pinheiros.

O evento em questão é realizado pela Secretaria de Estado Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiros.

A solenidade foi realizada na propriedade do senhor Adauto Orletti e reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, representantes de instituições públicas, da cadeia produtiva do café, além de autoridades.

Estavam presentes o governador do Estado Paulo Hartung, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-governador do Estado, César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart, além das demais autoridades.

O governador Paulo Hartung ressaltou que, na data que celebra o início da colheita no Estado, o Poder Executivo Estadual reforça o comprometimento com o setor produtivo. Hartung destacou a importância socioeconômica da atividade cafeeira. “É a principal atividade em muitos municípios capixabas que gera oportunidades e desenvolvimento”, detalhou Paulo Hartung.

O vice-governador Cesar Colnago, falou sobre os tempos de crise e o que está sendo realizado para mudar esse quadro. “Nossas ações de combate à crise hídrica, feitas de forma integrada, vão desde a contração de barragens, até o compromisso ambiental de reflorestar 80 mil hectares para garantir a recuperação de nascentes e proteção do solo. Precisamos continuar trabalhando com os olhos no futuro, mas esquecer do compromisso de construí-lo a partir do presente, com união de esforços e trabalho sério.d84b9363-5e2f-46b4-8bda-857905f683a4e9bf08e9-b421-4820-ac37-932a6e93ad63

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a parceria vai colaborar para o crescimento da agricultura dos dois estados. Ele destacou que o Incaper é uma referência nacional com relação a pesquisa agropecuária. O secretário ainda pediu ao governador Alckmin que São Paulo apoie o movimento capixaba contra a importação do café conilon. “Temos uma agenda nova de pesquisa, startups mas que precisa ainda passar por uma agenda velha: a não importação do café conilon. Reforçamos a necessidade de os capixabas continuarem juntos e pedimos o apoio de São Paulo porque se autorizada a importação será ruim para todos os estados”.
Fonte: governo do ES