Marilândia no combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última sexta-feira, foi marcado por ações que buscam alertar a sociedade para a necessidade de proteção contra a violência sexual. Em Marilândia, alunos das escolas Padre Antônio Volkers e Maria Izabel Falcheto se uniram ao prefeito Geder Camata, vereadores, secretários, funcionários municipais, policias, civil e militar, professores, representantes do PETI e população em geral em uma passeata pelo centro da cidade contra o abuso e a exploração sexual.

Organizado pelo CRAS de Marilândia em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e o Conselho Tutelar o evento mobilizou boa parte dos marilandenses em prol da causa. Além dos participantes alguns lojistas aderiram ao manifesto, enfeitando suas vitrines com adereços roxos, cor que representa o movimento.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

A criação de uma data como essa tem a função de mobilizar os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação da opinião pública em relação ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Publicado em segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atualizado em segunda-feira, 21 de maio de 2012