Secretaria Municipal de Educação começa distribuição de bicicletas do projeto “Caminho da Escola”

Estudantes da rede municipal e estadual de Marilândia começaram a receber desde o do dia 18 de maio bicicletas e capacetes doados pelo programa do governo federal “Caminho da Escola”, que visa facilitar o percurso de ida e volta de alunos que residem até três quilômetros de distância da escola.

O município recebeu 60 bicicletas aro 26 acompanhadas com capacetes tipo B e 40 bicicletas aro 20 acompanhadas de capacetes tipo A. Para ter o direito à utilização das bicicletas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma seleção entre todos os alunos, seguindo critérios definidos pelo programa, avaliando o percurso de cada estudante. Alunos que caminham entre dois e três quilômetros até a escola ou o ponto de ônibus foram beneficiados com o meio de transporte. Os pais dos alunos contemplados assinaram um termo de compromisso pela conservação do patrimônio recebido. No fim do ano letivo, as bicicletas serão devolvidas à Secretaria e só reutilizadas no próximo ano.

A Secretária Municipal de Educação Vera Lúcia Dadalto Pissimilio e o Prefeito Geder Camata entregarão as demais bicicletas até o dia 31 de maio.

PARA ENTENDER MEHOR O PROGRAMA

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Publicado em segunda-feira, 28 de maio de 2012

Atualizado em segunda-feira, 28 de maio de 2012