Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública em Marilândia

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales), presidida pelo deputado Da Vitória (PDT), realizou uma audiência pública em Marilândia, para discutir a construção da nova sede da Escola Família Agrícola do município. Mais de duzentas pessoas compareceram ao evento, que aconteceu nesta quinta-feira (31), no auditório do Centro de Formação e Assistência Social de Marilândia.

A Escola Família Agrícola (EFA) de Marilândia funciona há mais de 15 anos no prédio da Mitra Diocesana, área urbana do município, fato que, somado à deficiência da infraestrutura existente, dificulta a realização das atividades. A ideia é construir uma nova escola, na zona rural, em área cedida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (Incaper). “A construção dessa escola é extremamente relevante, pois agrega o aspecto regional abrigando alunos de Marilândia,

Governador Lindenberg, Colatina, Linhares e São Domingos do Norte”, afirmou o prefeito Geder Camata.

Mateus Fornacieri, aluno da EFA, falou sobre a necessidade de uma nova sede. “Como fica em uma zona urbana, a sede atual não comporta o estudo de atividades fundamentais para os pequenos produtores, como a criação gado e outros animais”.

Um dos questionamentos levantados na audiência foi o custeio da construção da nova sede. O deputado Da Vitória se comprometeu a agendar um encontro com o governador Renato Casagrande para solicitar que a construção da nova escola seja custeada pelo Governo do Estado e o projeto de engenharia desenvolvido pelo Incaper.“Sabemos dos desafios e dificuldades encontrados nas EFAs. Como presidente da Comissão de Educação vou cobrar do Governo do Estado a manutenção do custeio dos trabalhos da escola, assim como a construção da nova sede. Temos que qualificar os nossos jovens para que possam dar continuidade e levar melhorias para as atividades desenvolvidas nas propriedades agrícolas familiares”, disse Da Vitória.

O deputado federal Paulo Foletto (PSB), que estava presente, sugeriu que a construção da escola fosse realizada pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foletto se comprometeu a verificar a possibilidade de inclusão da EFA no Programa.

Estiveram presentes na audiência, o prefeito Geder Camata, o deputado federal Paulo Foletto, o deputado estadual e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do ES, Josias Da Vitória, o diretor da Escola Família Agrícola, Pedro Penholato, a diretora da APAE de Marilândia, Carminha Falqueto, o Presidente da Câmara, Adilson Regiani, vereadores, Clóvis da Farmácia, Douglas Badiani, Sidnei Altoé, Tenório Gomes, Itamar Lorencini, Sônia Caliman representando a superintendência de educação, Sandro Ferrari diretor do CRE Colatina, secretários municipais, Paulo Sergio Volpi que falou em nome do Incaper, Élio José Dos Santos chefe do escritório local do Incaper, Jonacir Afonso Botan Presidente da Associação de Pais e Alunos da Escola Família, José Augusto, representante do deputado estadual Genivaldo Lievori, representantes religiosos, alunos, pais e sociedade em geral.

Texto: Adriano Leão / Web Ales

Publicado em segunda-feira, 04 de junho de 2012