Prefeito e Governador inauguram unidade de saúde, praças e entregam equipamentos agrícolas

Foi entregue neste sábado, dia 16, ao povo de Marilândia a nova Unidade Saúde da Família, além de praças, equipamentos agrícolas, um centro de inclusão digital e veículos provenientes de emendas parlamentares.

O evento, que lotou as ruas da Sede do município e teve o prefeito Geder Camata como anfitrião  contou com a participação do governador Renato Casagrande, do senador Ricardo Ferraço, do deputado federal Paulo Foleto, dos deputados estaduais Josias da Vitória, Ataíde Armani, Dary Pagung e Sérgio Borges, além do ex-governador e ex-senador Gerson Camata, dos secretários de Estado da Agricultura Enio Bergoli e da Saúde Tadeu Marino, de secretários municipais, vereadores, lideranças religiosas, e população local.

"Marilândia está em festa e estamos aqui não somente para entregar essas importantes obras ao município, mas para reafirmar o nosso compromisso de fazer muito mais, de ir além na busca por mais qualidade de vida e oportunidades para todos os capixabas", destacou Casagrande.

14ª USF

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, ressaltou a importância da inauguração da Unidade Saúde da Família Jayme Passamani  para o município. "É com imensa alegria que formamos junto com a prefeitura municipal, quase uma Praça da Saúde em Marilândia. Nessa unidade, serão oferecidos atendimentos médico e odontológico para aproximadamente 6 mil pessoas", disse.

A obra, avaliada em R$1.287.655,00 (Um milhão duzentos e oitenta e sete mil seiscentos e cinquenta e cinco reais) é fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A nova unidade possui 600 metros quadrados e conta com cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos. O investimento é para garantir que os cerca de 80% dos problemas crônicos de saúde, que oneram a rede hospitalar indevidamente, sejam resolvidos na atenção primária.

"Marilândia é um exemplo. A unidade ficou linda e a cidade tem índices muito bons de saúde. A inauguração de uma unidade como essa é mais uma forma de fortalecer a atenção primária no município, considerada a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde", destacou o secretário.

A USF de Marilândia segue um padrão de projeto arquitetônico que adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório e com  aparelhos como mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários.

Fotos: Juliander Falcheto

Publicado em terça-feira, 19 de junho de 2012