Projeto Revivendo Nossa História traz de volta a Marilândia o escritor Livaldo Fregona

Na noite de ontem, dia 04 de julho aconteceu a segunda etapa do Projeto Revivendo Nossa História. O convidado da noite foi o marilandense e escritor Livaldo Fregona, que há 31 anos reside em Imperatriz no Maranhão, mas nunca esqueceu suas raízes e sua origem. Fregona esteve presente no auditório do Centro de Formação e Assistência Social (CEFAS), onde contou boas histórias para um público de aproximadamente 200 pessoas, entre eles muitos estudantes.

Nascido no interior do município, em 1939 , Livaldo recordou histórias da infância, dos estudos no seminário, dos jogos de futebol e de amigos como Gerson Camata, que participou da primeira etapa do Projeto. Filho de Antônio Fregona e Maria Pupim, Fregona sempre foi um aluno dedicado. Completou o curso primário em Marilândia, o Ginasial em Colatina, o Clássico em Vitória, a faculdade de Filosofia em Belo-Horizonte, MG, a de Contabilidade e Laboratório, em Colatina.

A vida profissional começou com o trabalho como protético, além disso, foi professor de Português e Biologia nos Colégios Nossa Senhora do Brasil e Estadual Conde de Linhares, ambos de Colatina. Voltando a Marilândia exerceu diversas profissões: laboratorista (análises clínicas de laboratório); professor de Biologia, Português e Religião no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; guitarrista do conjunto musical “Os Corujas” e contador de diversas firmas de Marilândia e adjacências.

Sempre inovador, quando se mudou para Linhares fundou um novo conjunto musical, formou seu próprio time de futebol e continuou trabalhando com laboratório e contabilidade, acrescendo, ainda o comércio de madeira.

Em 1981 mudou-se para Imperatriz no Maranhão, onde começou a escrever crônicas e contos para “O Progresso” e, esporadicamente, para outros jornais e revistas. Desde então sua paixão pelos livros aflorou e em 1983 lançou seu primeiro título: “Contos” onde narrava acontecimentos engraçados de amigos e familiares.  Daí em diante Livaldo não parou e a cada ano lançava um novo livro, ao todo foram 14.

Sua atuação como escritor lhe rendeu frutos, títulos, e prêmios. Fregona é Membro Correspondente da Associação dos Escritores do Amazonas; da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço; da Academia Itajubense de Letras; da Academia Internacional de Letras; da Academia de Letras da Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul; da Academia de Letras de Uruguaiana; da Associação Uruguaiense de Escritores e Editores; da Federação das Entidades Culturais Fronteiristas; da Academia Espírito-Santense de Letras e do Clube Internacional da Boa Leitura. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras, na qual ocupa a cadeira 13, tendo como patrono, o escritor carolinense Othon Maranhão.

Acompanhado da esposa Corina Silva Fregona com quem tem duas filhas, Kizy e Drielly. Livaldo se emocionou durante o evento ao reencontrar velhos amigos, ao relembrar histórias e reencontrar familiares, além disso, divertiu o público com causos engraçados da época da infância e juventude. Após o evento, o escritor pode confraternizar com os presentes, autografando alguns de seus livros e conversando com os presentes.

Os livros de Livaldo já vinham sendo divulgados e utilizados como fonte de pesquisas para alunos da rede pública de ensino, como é o caso dos alunos do ensino médio da escola Padre Antônio Volkers. “Começamos a trabalhar com murais de textos e a biografia do escritor, nas disciplinas de história e língua portuguesa. Os alunos ficaram encantados e a cada dia queriam saber mais sobre os contos, os livros geraram muito interesse em todos eles”, afirmou a professora de língua portuguesa Geisa Maria Garcia.

Atualmente Livaldo se dedica, exclusivamente, à informática, a ler, escrever e a completar seus estudos e pesquisas sobre os Tinamídeos brasileiros.

Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal, secretários municipais, vereadores, alunos, familiares do homenageado e população em geral.

O projeto é desenvolvido pela administração municipal e tem por finalidade resgatar a história do município e de marilandenses que mesmo distante guardam viva na memória os momentos que aqui viveram.

Publicado em quinta-feira, 05 de julho de 2012

Atualizado em quinta-feira, 05 de julho de 2012