Convite - Projeto Revivendo Nossa História

Livaldo Fregona nasceu num pedacinho de terra devoluta, no convívio pleno com a natureza, próximo a, hoje, cidade de Marilândia, no Norte do Espírito Santo, no dia 26 de novembro de 1939. Filho de Antônio Fregona e Maria Pupim completou o curso primário em Marilândia; o Ginasial em Colatina - ES; o Clássico em Vitória - ES; Filosofia em Belo-Horizonte - MG.; Contabilidade e Laboratório, em Colatina - ES.

A vida profissional começou com o trabalho como protético na Odontótica Capixaba, do velho amigo Neil Pacheco, além disso, Nivaldo deu aulas de Português e Biologia nos Colégios Nossa Senhora do Brasil e Estadual Conde de Linhares, ambos de Colatina.

Voltando a Marilândia exerceu diversas profissões: laboratorista (análises clínicas de laboratório); professor de Biologia, Português e Religião no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; guitarrista do conjunto musical “Os Corujas” e contador de diversas firmas de Marilândia e adjacências.

Mudou-se para Linhares onde fundou novo conjunto musical, formou seu próprio time de futebol, continuou com laboratório e contabilidade, acrescendo, ainda o comércio de madeira.

Em 1981 mudou-se para Imperatriz no Maranhão, levando consigo a maior parte dos familiares. Entre escrever crônicas e contos para “O Progresso” e, esporadicamente, para outros jornais e revistas, lançou, em 1983, seu primeiro livro: “Contos” onde narrava acontecimentos engraçados de seus amigos e familiares, daí em diante não parou mais e a cada ano lançava um novo título, ao todo foram 14 livros.

Sua atuação como escritor lhe rendeu frutos, títulos, e prêmio. Fregona é Membro Correspondente da Associação dos Escritores do Amazonas; da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço; da Academia Itajubense de Letras; da Academia Internacional de Letras; da Academia de Letras da Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul; da Academia de Letras de Uruguaiana; da Associação Uruguaiense de Escritores e Editores; da Federação das Entidades Culturais Fronteiristas; da Academia Espírito-Santense de Letras e do Clube Internacional da Boa Leitura. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras, na qual ocupa a cadeira 13, tendo como patrono, o escritor carolinense Othon Maranhão.

Livaldo é católico, casado com Corina Silva Fregona com quem tem duas filhas: Kizy e Drielly. Atualmente se dedica, exclusivamente, à informática, a ler, escrever e a completar seus estudos e pesquisas sobre os Tinamídeos brasileiros.

Publicado em quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atualizado em quinta-feira, 28 de junho de 2012