MARILÂNDIA FAZ ADESÃO A REDE CEGONHA

O município de Marilândia aderiu à Rede Cegonha. A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde de atenção ao parto e ao nascimento. O modelo garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e sua família.

São objetivos da Rede Cegonha:

I - fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

II - organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e

III - reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

A Rede Cegonha organiza-se a partir de quatro (4) Componentes:

I - Pré-Natal

II - Parto e Nascimento