Rede Cegonha: Gestantes visitam a Maternidade São José

No intuito de diminuir a ansiedade das futuras mães durante o período de internação para a realização do parto, o Programa Saúde da Família proporcionou visita pré-agendada para as gestantes que fazem pré-natal no município ao Hospital e Maternidade São José, em Colatina.  A idéia é familiarizar as gestantes ao ambiente hospitalar da Maternidade, antes que o parto aconteça.

As futuras mães conheceram como funciona a Maternidade, o setor do Serviço Social, as alas de partos, o Banco de Leite Humano e demais dependências do hospital.

Durante a visita, as gestantes foram orientadas sobre o parto normal e cesáreo, a importância do aleitamento materno, procedimentos durante o período do parto e no pré-parto para diminuir os riscos de infecção hospitalar, o funcionamento do hospital e outros assuntos relacionados à gestação.

As gestantes receberam folders com informações sobre amamentação, quando a gestante deve procurar o hospital, o que levar para a maternidade e quais os documentos necessários para o registro do bebê. Ao final todas participaram de uma confraternização.

A visita aconteceu no dia 02 de agosto. As gestantes foram acompanhadas da secretária de saúde Alcione Boldrini Monechi, secretária de ação social, Vanda Bongiovani Camata, enfermeiras Marcela L. Picule e Lorena Altoé, nutricionista Andressa Lorencini, agente de saúde Sirlene Riguete.

Publicado em segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atualizado em segunda-feira, 13 de agosto de 2012