Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da realização da mamografia

A mamografia é um exame das mamas realizado com baixas doses de raios x, tem como finalidade estudar os tecidos mamários. Esse exame é de extrema importância por parte das mulheres, pois ele tem a capacidade de detectar um nódulo ainda muito pequeno. Sendo a melhor forma preventiva para o Câncer de mama e também como método para diagnosticar qualquer tipo de anomalia.

Mas, o que preocupa em nosso país é que 31% das mulheres entre 35 a 65 anos nunca realizaram o exame. Pois, muitas mulheres desconhecem a realidade que esse exame é o único método seguro para detectar o câncer de mama, muitas delas acham que apenas o autoexame já é suficiente para tal diagnóstico. É por conta disso que o câncer de mama é o tumor com maior ocorrência de casos entre as mulheres brasileiras, teve mais de 49 mil casos no ano de 2008.

O exame anual de mamografia é recomendado a todas as mulheres acima de 40 anos de idade. E todas as mulheres devem se conscientizar do quanto esse exame é de extrema importância, pois se o câncer de mama for descoberto precocemente, quando ainda está pequeno, as chances de um tratamento bem sucedido aumentam visivelmente. E é importante sim o autoexame, mas só ele não é capaz de detectar um inicio de nódulo, que pode se transformar em câncer.

Por isso, você mulher que tem mais de 40 anos, procure a Unidade de Saúde da Família da sua área se cuide.

Publicado em segunda-feira, 03 de setembro de 2012

Atualizado em segunda-feira, 03 de setembro de 2012