Prefeito e Secretária de Saúde buscam soluções para filas de exames no município

Na manhã de hoje, o prefeito de Marilândia Geder Camata, a Secretária de Saúde Alcione Boldrini e a servidora Cristina Scarpat Lorenção estiveram em reunião com Giles Grolla Alonso, Referencia técnica da Programação Pactuada Integrada (PPI) da SESA para tratar sobre os encaminhamentos aos exames e consultas médicas especializadas.

De acordo com a Secretária de Saúde hoje existe uma fila de espera bem significativa para exames de média complexibilidade. A reunião teve como objetivo tentar organizar o processo e dar andamento a esses exames que estão pendentes, reduzindo assim o tempo na fila de espera.

Estavam parados na secretaria os seguintes pedidos de exames: 68 de ressonância magnética, 21 colonoscopia, 33 videolaringoscopia, 61 exames cardiológicos, 55 doppler, 165 endoscopias, 180 ultrassonografias, 190 Raio X e outras especialidades. “Temos uma fila grande também para neurologista e psiquiatra, além disso, encontramos um município necessitado de pediatra. Estamos empenhados em fazer a diferença e mudar a realidade hoje no nosso município, nos esforçando para regularizar essa situação o mais rápido e devolver a Marilândia uma saúde de qualidade”, afirmou a Secretária.

A Programação Pactuada e Integrada é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Além disso, define a programação das ações de saúde em cada território e norteia a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

Publicado em terça-feira, 17 de janeiro de 2017