Secretaria de Saúde de Marilândia mantém diálogo com municípios vizinhos sobre febre amarela

Na tarde de ontem (02) a Secretária Municipal de Saúde, Alcione Boldrini esteve participando da Assembleia Ordinária do COSEMS – ES (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do ES). Uma das pautas mais importantes foi à questão da febre amarela que atinge o estado.

Durante a reunião a Secretária aproveitou para conversar com os Secretários de Saúde Colatina, Dr. Tadeu Giuberti e de Linhares, Valdir Massucatti que são os municípios de divisa com Marilândia para que juntos intensifiquem as campanhas e vacinem toda a população, visto que por serem próximos, o risco de pessoas com o vírus transitarem entre as cidades é grande.

De acordo com Alcione, os secretários solicitaram ao Ministério da Saúde que envie novas doses para que seja feito esse trabalho de bloqueio entre os municípios.

O município de Marilândia já vacinou aproximadamente quatro mil pessoas e pretende atingir a meta amanhã durante o Dia D da campanha que acontece na sede do município de 8 ás 15 horas. Lembrando que a vacinação não tem data para terminar. Doses estarão disponíveis por tempo indeterminado no PSF e PA do município.

Confira as orientações da Secretaria Estadual de Saúde sobre Febre Amarela no ES
Até o momento não está indicada a vacinação universal para todo o estado, apenas para as situações a seguir:
1. Quem mora nos 23 municípios onde há divisa com o estado de Minas Gerais ou nos municípios aqui do estado onde houve casos suspeitos em macacos.
2. Quem for viajar para Minas Gerais ou para as regiões aqui do estado em alerta.
3. A vacina pode ser aplicada acima dos 9 meses de vida e, no Brasil, é feita nova dose após 10 anos. Quem já foi vacinado não precisa tomar novamente. A OMS recomenda apenas uma dose, sem reforços.

Publicado em sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017