SEMCEL passa por reestruturações para atender a população marilandense

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está passando por adequações para que retome suas atividades de forma que possa oferecer cultura e esporte de qualidade aos cidadãos marilandenses.

Uma dessas mudanças é a readequação dos espaços alugados. Levando em consideração os gastos da administração de 2016, a SEMCEL utilizava três pontos alugados (sede da Secretaria, Biblioteca Municipal e Sala de Música) com valor total mensal das salas R$ 3.712,54. Em 2017, no intuito de reduzir as despesas deste setor, a Secretaria está utilizando atualmente apenas um ponto de aluguel, onde funciona a Biblioteca Municipal e a Sala de Música no valor mensal de R$ 1.760,00, resultando em uma economia anual de aproximadamente R$23.430,48. Além de disponibilizar uma sala no Estádio Municipal Cleber Roque Bertoldi para o funcionamento da Secretaria de Infraestrutua. Uma economia que certamente será revertida em ações para a população.

A Biblioteca antes de ser transferida de local, se encontrava em péssimas condições, as estantes estavam soltas e titubeavam, os livros se encontravam empoeirados e defasados. Atualmente a Sala de Música, a Biblioteca e Centro de Inclusão Digital estão instalados na Rua Cônego João Guilherme (em frente à Escola Maria Izabel Falcheto), em um espaço renovado e amplo, que está sendo equipado para atender a população com maior qualidade.

O horário de funcionamento de ambos os espaços é das 8h ás 12h no turno matutino, das 13h ás 15h no turno vespertino e o local foi instalado mais próximo das escolas municipais buscando dar maior apoio aos estudantes. O Centro de Inclusão também conta com seis computadores conectados a internet e em ótimo estado, podendo ser utizado pela população para diversas pesquisas e busca de novos conhecimentos na rede.

“Buscando fortalecer a nossa Biblioteca Pública, Marilândia neste ano, participará do 5º Concurso de Ajudas do IBERBIBLIOTECAS 2017, onde serão apresentados vários projetos de diferente localidades e o vencedor receberá uma ajuda de custos para incentivo e fomento a leitura, no valor aproximado de R$ 180000,00”, afirma Laudinei Zambon.

Aulas de Música

A Sala de Música funciona ao lado da Biblioteca Municipal, as inscrições iniciaram no dia 13 de fevereiro de 2017 e vão até o dia 24 de fevereiro de segunda a sexta-feira, na parte matutina, de 8h ás 11h e 13h ás 16h. As inscrições poderão ser feita na Sala de Música, na Biblioteca ou na Secretaria Municipal de Cutlura, Turismo, Esporte e Lazer localizada no Prédio da Prefeitura, além das Escolas do Rádio, de Patrão-Mór e São Marcos. Buscando abranger maior quantidade de alunos, as aulas de violão também serão ofertadas nas respectivas escolas informadas. O Professor Renan Perugia irá comunicar os alunos inscritos sobre os horários e turmas sobre o início do Projeto, o mesmo começará no dia 06 de março de 2017. No último ano da administração do Prefeito Geder Camata, aproximadamente 150 alunos estavam atendidos pelo Projeto, e no último mandato de 2013 a 2016, o Projeto atendia uma média muito baixa. Em 2017, o objetivo é alcançar ainda mais alunos pelo município, oferecendo cultura e conhecimento musical ao povo Marilandense.

A Prefeitura busca regularizar de forma rápida o Projeto Campeões de Futuro, que retornará com o desenvolvimento das aulas de Futebol de Campo, Futsal e Futebol 7 Society e ainda trará novidades, A Secretaria Municipal de Esportes está buscando junto ao Governo do Estado, a oferta de novas modalidades esportivas pelo Projeto.

Atualmente a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está funcionando no Prédio da Prefeitura de Marilândia, com horário de expediente das 11h ás 17h, de segunda a sexta-feira.

Publicado em segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017