Mapa Cultural ES já está disponível aos capixabas

Servidores da Secretaria Municipal de Cultura compareceram ao lançamento do site Mapa Cultural ES, na tarde da última terça-feira (09), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória. A nova plataforma on-line – que poderá ser acessado por meio do link www.mapacultural.es.gov.br – foi apresentada junto ao 2º Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura.

“O Mapa Cultural ES é uma peça importante na política de fomento cultural. A plataforma possibilita a inclusão das pessoas na economia criativa, por meio da produção e da melhoria das informações”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

Para os representantes do Instituto TIM, Felipe Cabral, o Mapa Cultural ES vai facilitar a ligação das diversas atividades que acontecem nos municípios, além de integrar com o que acontece em outros Estados. “Devido a extensa dimensão territorial em nosso país, o site vai aproximar mais as pessoas permitindo inclusive a divulgação das agendas culturais atualizadas, tanto pelas cidades quanto pelo Estado”.

Marilândia vai poder cadastrar espaços, pessoas e serviços que promovam cultura no município, seja através da arte, artesanato ou música.

Durante o lançamento, houve a apresentação e troca de experiências entre os novos gestores municipais e a Secult. A Diretora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral, colocou em pauta a discussão sobre a regulamentação do Repasse Fundo a Fundo, uma forma de incentivo e cooperação entre a união, Estados e municípios.

“Este repasse é uma importante política de incentivo direto que tem como objetivo desburocratizar a execução e a cooperação técnica e financeira entre Governo Federal, estados e municípios. Sem dúvida um grande salto para o desenvolvimento cultural dos municípios no Estado”, enfatizou Cláudia.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, os representantes do Instituto TIM, Felipe Cabral e Fernanda Laranja, e a diretora do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral, além de outras autoridades. De Marilândia estiveram presentes, os servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Renam Perugia, Letícia Zanchi e Laudinei Zambom.

Publicado em quinta-feira, 09 de março de 2017