Biblioteca Pública do ES oferece capacitação para Concurso Iberbibliotecas 2017

Consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura e de trabalhar pela inclusão social é o objetivo do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), que realiza anualmente um ‘Concurso de Ajudas’, dirigido às bibliotecas do país. O Edital que já está em sua 5ª edição, segue com o período de envios de projetos até o dia 14 de abril. Marilândia estará participando do concurso, com um projeto que ainda está sendo elaborado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Educação.

Pensando nisso, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) com a finalidade de orientar na elaboração de projetos e discutir os critérios exigidos neste edital, ofereceu nesta quarta (08) e quinta-feira (09), um Encontro Estadual do SEBPES. O encontro, além de reunir bibliotecários de todo o estado, buscou fortalecer as Bibliotecas Públicas em prol do acesso à informação e à cultura no Espírito Santo.

De Marilândia estiveram presentes representando a Secretaria de Cultural, os servidores Laudinei Zambom e Renan Perugia.

O concurso

O 5.0 Concurso de Ajudas do IBERBIBLIOTECAS 2017 é uma iniciativa do RECODE, órgão representante da Fundação Bill&Melinda Gates no Brasil, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Ministério da Cultura/Governo Federal.

O Concurso de Ajudas 2017 receberá a postulação de projetos nas seguintes duas categorias:

1. Projetos bibliotecários inovadores executados por dois ou mais países ibero-americanos, dos quais pelo menos um deverá ser membro ativo do programa Iberbibliotecas;
  2. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades (no caso do Brasil, estão incluídos redes e sistemas de bibliotecas estaduais, municipais e distritais). Estes projetos deverão estar orientados a cumprir um ou mais destes objetivos:
    Desenho de planos estratégicos;
    Estudos de valor das bibliotecas;
    c. Estudos de avaliação de serviços;
    d. Desenho de planos de apoio à leitura;
    e. Desenvolvimento de estratégias de comunicação digital;
    f. Definição de normas de serviço;
    g. Plano de gestão de coleções.

Publicado em sexta-feira, 10 de março de 2017