Água para Marilândia

O Prefeito Osmar Passamani, considerando o longo período de estiagem que estamos experimentando,que perdura por mais de dois anos e, com o agravamento da crise de abastecimento de água para a população na sede municipal, determinou ao SAAE que providencie, urgentemente, projetos de captação de água oriunda do Rio Doce e Rio Pancas e Graça Aranha. O primeiro projeto é no sentido de se construir uma adutora de água com captação do Rio Doce para a estação de tratamento do SAAE em Marilândia, num percurso aproximado de 12.210m.

A água proveniente do Rio Doce sofreria um tratamento semelhante ao que é usado pelo SANEAR de Colatina, tornando a água própria não só para uso doméstico, bem como para beber (consumo humano).

Outro projeto prevê a captação de água do Rio Pancas, próximo à divisa do município de Colatina, passando por Alegria, e chegando até a estação de tratamento de água em Marilândia.

O primeiro projeto deverá estar pronto em 15 dias, e o Prefeito Osmar Passamani irá tentar a captação ou financiamento de recursos junto à Samarco, Governo Estadual e Governo Federal para a execução dos mesmos. O prefeito Osmar Passamani, pretende ainda buscar o apoio do Ministério Público Estadual, do Exército, dos Comitês de Bacia e dos órgãos ambientais para a consecução dessas obras.

Assim agindo, caso sejam conseguidos os recursos necessários os produtores rurais de Marilândia terão suas bombas de irrigação desbloqueadas para o seu uso na agricultura, e a cidade de Marilândia não terá que passar por um racionamento ainda maior no abastecimento de água.

Publicado em quarta-feira, 27 de abril de 2016

Atualizado em sexta-feira, 17 de dezembro de 2021