Projeto realizado com gestantes de Marilândia

O projeto futuro é um trabalho realizado pela Prefeitura de Marilândia desde 2006, tendo como objetivo desenvolver palestras e reuniões com gestantes do município, sendo feita uma vez ao mês, com profissionais das mais diversas áreas da saúde.

As palestras contam com Nutricionistas, Enfermeiros, Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Dentistas e Assistentes Social, falando cada qual sobre os cuidados e prevenções com cada área da saúde, na gestação e nos cuidados com o bebê.

As gestantes são encaminhadas e informadas sobre as palestras desde o primeiro atendimento do pré-natal feito pelo PSF, podendo elas participar das reuniões desde o primeiro, até o ultimo mês de gravidez, contando com atestado de comparecimento para as gestantes que trabalham durante o horário das palestras.

Para quem faz o pré-natal na Unidade de Saúde do município e acompanha as palestras do Projeto Futuro, são distribuídos kits maternidade contendo banheira, talco, pomada anti-assaduras, manta, kit de touca, luva e sapato, pacote de fraldas de tecido, toalha de banho, jogo de escova de cabelo, chuca, pimpão, sabonete, shampoo, hastes flexíveis, travesseiro, um fardo de fraldas descartáveis P e um fardo de fraldas descartáveis M. Esse kit é distribuído pela Assistência Social no 7º  mês de gestação no fim da palestra do projeto futuro.

Após o nascimento da criança, um nutricionista e um enfermeiro vão até a casa do recém nascido, para fazer um acompanhamento e avaliação para assegurar que tudo esteja bem com a saúde da mãe e do bebê.

Publicado em quinta-feira, 28 de abril de 2016

Atualizado em sexta-feira, 17 de dezembro de 2021