Feira da Agricultura Familiar movimenta o agronegócio de Marilândia

Desde o mês de maio, os moradores de Marilândia contam com uma nova opção para adquirir frutas, legumes e verduras, pois a Prefeitura Municipal, o Incaper e a Escola Família implantaram e estão estruturando a Feira da Agricultura Familiar do município, onde são encontrados produtos como: jiló, quiabo, feijão, banana prata, da terra e maçã, mel, pão doce, couve, polpa de maracujá e acerola, maxixe, milho verde, pepino, pimenta de cheiro e malagueta, cenoura, limão, batata doce, tomate, fubá, alface, vagem, salsinha, cocada, compotas, doce de abóbora, de mamão, mandioca, doces caseiros, berinjela, queijo minas, palmito conserva entre outros, além do já famoso pastel com caldo de cana.

Os produtos são produzidos quase na totalidade sem uso de defensivos, já que a produção desses alimentos é feita com sementes próprias para produção orgânicas doadas pelo Incaper e são aplicadas caldas como a bordalesa, de nim indiano, cravo da índia, além de composto orgânico, calcário e supersimples.

Para a agricultora familiar Márcia Franco Camata, a feira é importante, pois além de ser uma fonte de renda extra, leva alimentos mais saudáveis para outras pessoas e sem defensivos agrícolas, outro ponto citado por ela é o envolvimento de toda família nestes afazeres.

Já para a nutricionista Schayene Lima, uma das fundadoras da feira, a mesma representa uma nova opção de vida nesse momento de tantas adversidades climáticas e representa também maior segurança à vida dos trabalhadores, já, para nós consumidores poderemos optar por alimentos mais saudáveis produzidos de forma a oferecer um produto rico nutricionalmente capaz de nos proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Comprando alimentos na feira de transição agroecológica estamos investindo em saúde e isso gera menos gastos aos cofres públicos, sendo assim a importância de os órgãos públicos  investirem cada vez mais nessa causa super importante para a agricultura do município e para os moradores, todos saem ganhando.

Podem participar produtores do município com bloco regularizado e que produzam seus produtos, onde após uma análise da comissão de feira, se aprovados poderão participar da mesma, todos estão convidados a conferir essas delícias aos sábados de 06 horas até ao meio dia.

Publicado em terça-feira, 05 de dezembro de 2017