Escola dá inicio a projeto de incentivo à leitura distribuindo agendas aos estudantes

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Luiz da Grã deu início neste mês de fevereiro as ações do Projeto “Formando Leitores”.

Uma das ações do projeto foi a distribuição de agendas aos estudantes, onde poderão realizar anotações, registrar informações escolares e pessoais, e também ser ponte de informações entre a escola e a família. A proposta vem reforçando as ações do Projeto de Leitura orientado às escolas pela Secretaria Municipal da Educação.

Segundo o pedagogo Edson Veguine, a escola pretende fomentar entre os estudantes o interesse e o gosto pela leitura criando um estreitamento entre o prazer e a necessidade da leitura para a vida.

Outra ação é a organização do pátio da escola para tornar o ambiente mais propício à leitura e os estudantes possam estar mais diretamente em contato com os livros, sem que necessariamente tenham que visitar na Sala de Leitura da escola.

O espaço é no próprio pátio da escola onde os estudantes, durante o recreio, possam ter mais uma opção de contato com os livros, denominado Recreio Literário.

“O Recreio Literário consiste na organização de um estande com livros infantis e infanto juvenis que ficarão expostos no pátio da escola para que durante os recreios os estudantes possam ler, trocar ideias com os demais colegas e aprender de forma lúdica e atraente através da leitura”, afirmou Edson. “Pretendemos adequar as atividades que serão desenvolvidas às ações já propostas no Projeto “Viajando no Mundo da Leitura”, instituído pela Secretaria Municipal da Educação”, completou o pedagogo.

“São atividades que tem como objetivo melhorar a proficiência escrita e a competência leitora de todos os estudantes”, afirmou Luciana Magnago Sossai, diretora da escola.

Publicado em segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018