Seag e Município inauguram estrada e assinam ordem de serviço de barragem

O nosso município de Marilândia comemorou, na tarde de ontem, duas importantes ações para a melhoria da qualidade de vida da população do campo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), inaugurou o trecho do Programa Caminhos do Campo que liga o Distrito de Sapucaia a Patrimônio do Rá-dio e assinou a ordem de serviço para o início das obras da Barragem Liberdade, que será construída na Comunidade de Santo Hilário. A solenidade de inauguração e assinatura começou com uma carreata pela estrada do Caminhos do Campo, que seguiu em direção ao local onde será construída a barragem. A cerimônia teve a presença do vice-governador César Colnago e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto. Além deles outras 200 pessoas participaram do evento. O secretário Octaciano Neto ressaltou o compromisso do Governo para a conclusão das obras do Programa Caminhos do Campo no Município e nos investimentos que estão sendo feitos em barragens para que no futuro a disponibilidade hídrica seja maior em tempos como estes, de poucas chuvas. “Essas duas obras são muito importantes para o município e mostram o compromisso do Governo do Estado com a população de Marilândia. O Caminhos do Campo representa a facilidade de escoamento das produções, significa mobilidade para a população das comunidades vizinhas, além de estrutura para o agroturismo se desenvolver no local. Já a barragem Liberdade é uma obra para que no futuro os produtores rurais não sofram tanto com a seca quanto estão sofrendo agora”, afirmou. A estrada, essencial para a mobilidade das duas comunidades, irá proporcionar melhorias para o escoamento de produtos agrícolas como café, coco e banana, predominantes na região. A estrada é a primeira a ter um acostamento maior, o que possibilitou a instalação de uma ciclofaixa. Para o agricultor Sebastião Rosa, que vai para o trabalho de bicicleta, a estrada é sinônimo de facilidade e qualidade de vida. “Ficou muito bom. Eu já tive que carregar minha bicicleta nas costas para passar aqui. Hoje está bem melhor”, disse Sebastião, que mora em Sapucaia há anos.

BARRAGEM
A Barragem Liberdade ganhou esse nome porque será construída no Rio Liberdade, na Comunidade de Santo Hilário. Para a implantação serão investidos mais de R$550 mil, com prazo de entrega de 180 dias. A capacidade de armazenamento da barragem será de 62,7 milhões de litros de água e o principal objetivo é aumentar e gerenciar a disponibilidade hídrica a fim de favorecer a população e as atividades agrícolas locais. Dentre um conjunto de 34 reservatórios de usos múltiplos de médio porte, que serão implantados no interior do Estado por meio do Programa Estadual de Construção de Barragens, a de Liberdade está entre as cinco primeiras a serem licitadas e é a primeira a receber ordem de serviço para início das obras.

Publicado em sexta-feira, 24 de junho de 2016