PARÓQUIA DE MARILÂNDIA SEDIA VI ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

A Pastoral da Educação merece particular atenção devido às exigências sempre maiores de formação que existem em nossa sociedade. Ela deve ser organizada, em todos os níveis, como espaço de reflexão e ação, onde o educador possa descobrir formas de evangelizar através de processos educativos. O compromisso com a educação transcende os limites da escola, apoiando as múltiplas formas de educação popular e os projetos de reeducação dos excluídos.

Na Diocese de Colatina, o Encontro Diocesano é um dos eventos da Pastoral da Educação mais esperados do ano. A última edição contou com a participação de cerca de mil educadores.

O tema do encontro deste ano é “Educar para a Sustentabilidade” e acontecerá no dia 24 de setembro, sábado, a partir das 9 horas, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Marilândia-ES.

O assessor do encontro será o professor e escritor Fernando Carraro. O palestrante é licenciado em História, Geografia, Estudos Sociais e Pedagogia. É professor, palestrante e autor de livros como “Planeta Azul”, “A Terra Vista do Alto” e “Amigos da Amazônia”.

VAMOS CONHECER UM POUCO A PASTORAL DA EDUCAÇÃO?
O QUE É?

A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a Educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação, bem como a vida e ação dos educadores: pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e outros, pessoas que influenciam direta e indiretamente a formação humana.

Publicado em sexta-feira, 02 de setembro de 2011

Atualizado em sexta-feira, 02 de setembro de 2011