Volta às aulas com cardápio saudável e balanceado

A alimentação e a nutrição de todos os alunos da rede pública municipal de ensino de Marilândia é uma das prioridades e preocupações da atual administração junto à Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A SEMED mantém uma parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação, que leva mais saúde a mesa dos estudantes. O PNAE tem por objetivo complementar os recursos dos municípios para a compra da merenda escolar.

Desde 2010, a SEMED passou a adquirir da agricultura familiar 30% da quantidade de produtos destinados a alimentação escolar, valorizando os agricultores do município e favorecendo as condições para que o alimento chegasse até as escolas em melhor estado de conservação e consumo.

As merendeiras escolares de Marilândia receberam formação sobre preparo, higiene e conservação dos alimentos, com objetivo de reduzir o desperdício e melhorar a qualidade da merenda que é servida diariamente aos alunos com base em cardápio designado por uma nutricionista, o que equilibra o valor nutritivo dos alimentos, tornando a merenda mais gostosa e saudável.

Outra iniciativa municipal é a atuação do Conselho de Alimentação Escolar, que tem como atribuições, fiscalizar a aplicação de recursos federais transferidos para a conta do PNAE e zelar pela qualidade dos produtos desde a compra até a distribuição nas escolas.

Publicado em segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012

Atualizado em segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012