CRAS de Marilândia trabalha “Grupo de Convivência de Mulheres”

O CRAS de Marilândia vem realizando inúmeros projetos para envolver e beneficiar a população marilandense. O projeto, “Grupo de Convivência de Mulheres” é uma novidade de 2012, e destinado a mulheres que por algum motivo particular estão encontrando algum tipo de dificuldade em seu dia-a-dia, atrapalhando suas atividades rotineiras.

A dinâmica consiste em um grupo que busca a reflexão sobre determinados temas que estejam fixados no cotidiano. “Às vezes somos arrebatadas por uma angústia que não sabemos de onde vem e nem pra onde vai. Algumas mulheres acabam se sentindo fracassadas, tristes, deprimidas, irritadas e não sabem nem o motivo desses sentimentos e só podemos lidar com nossos sentimentos se soubermos quais são os incentivos que nos levam a senti-los. Com a troca de experiência com outras mulheres, podemos muitas vezes esclarecer nosso ponto de vista ou até mesmo ajudar a uma companheira a entender os seus”, afirma a psicóloga responsável Sabrina Caldara.

O grupo tem como objetivos: desenvolver através dos encontros, o conhecimento e as relações de convivência. Proporcionar as mulheres, palestras, orientações, visando à organização familiar e comunitária. Possibilitar troca de experiências entre o grupo. Trabalhar a elevação da auto estima, valorização humana e conhecimento. Possibilitar através do conhecimento adquirido a confecção de artesanato para comercialização, ampliando a renda familiar. O mediador do grupo, no caso, a Psicóloga, tem como principal atuação questionar determinados pontos, a fim de procurar uma reflexão mais aprofundada acerca do assunto.

Desse modo, esse grupo de convivência visa trabalhar com as mulheres o autoconhecimento que é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a auto-estima. Durante os encontros semanais, a Psicóloga realiza dinâmicas com objetivos de acordo com a necessidade do grupo.

O Grupo de Convivência com mulheres é realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), cuja instituição tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais das famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A turma está sendo conduzida pela Psicóloga e teve a participação da professora de artes em alguns encontros, para trabalhar momentos de descontração, aprendizado e convivência.

Publicado em quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012

Atualizado em quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012