Policia Militar insere o PROERD nas escolas municipais de Marilândia

Em março deste ano foi colocado em prática no município de Marilândia o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Policia Militar que tem como objetivo desenvolver orientação para prevenir o uso de drogas.

O programa é desenvolvido há aproximadamente 10 anos e nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

Em Marilândia a ação está orientando cerca de 180 jovens entre 09 e 15 anos que cursam atualmente o 5º ano (antiga 4ª série) e 7º ano (antiga 6ª Série) do ensino fundamental das seguintes escolas:
EMEF Maria Izabel Falqueto, no centro da cidade,
EMEIEF Padre Luiz de Grã, na comunidade de Patrão-mór de baixo,
EMEIEF São Judas Tadeu comunidade de Patrimônio do Rádio
EMEF Ângelo Bravim no Córrego Sapucaia.

O instrutor do PROERD em Marilândia é o Cabo PM Girlei Francisco, que trabalha na Polícia Militar no município há 15 anos e reside na cidade há quatro. “É um prazer para qualquer policial, trazer para uma cidade como a de Marilândia, um programa como este que visa não somente mudar a imagem da instituição Policia Militar, mas também, contribuir para a orientação de nossas crianças e jovens, contra um mal que tem complicado a vida de muitas famílias", comentou Girlei.
Segundo a PM, num futuro próximo, as demais escolas do município também irão receber a capacitação do programa.

Publicado em quinta-feira, 26 de abril de 2012

Atualizado em quinta-feira, 26 de abril de 2012