Campanha de vacinação começa em Marilândia

A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia realizou no último sábado o dia D da campanha de vacinação contra o vírus influenza. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no país, incluindo o da influenza A (H1N1). A campanha começou no dia 5 de maio e termina no dia 25.

A meta é vacinar 100% da população de idosos, gestantes e crianças com idades entre seis meses a dois anos. Durante a campanha os enfermeiros do Programa Saúde da Família estarão visitando todas as comunidades do interior, vacinando o maior número de pessoas possível. A população da sede poderá contar com o posto de vacinação na Unidade de Saúde, onde o atendimento acontece de 7 as 16 horas.

Para a vacinação das crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que sejam feitas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação.

Somente no sábado cerca de 580 pessoas foram imunizadas. É importante que todos levem o cartão de vacinação. A campanha de vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada dessa estação cresce o risco de doenças respiratórias e aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças.

Publicado em segunda-feira, 07 de maio de 2012

Atualizado em segunda-feira, 07 de maio de 2012