SAAE de Marilândia faz alerta para que população poupe água

O município não saiu da crise hídrica que vem enfrentando há alguns anos e a população precisa se conscientizar do uso de forma racional da água, pois de acordo com o SAAE, se não voltar a chover é possível que Marilândia tenha que passar pelo sistema de racionamento de água.

Para se ter uma ideia do desperdício que se comete, em 15 minutos, uma mangueira pode desperdiçar quase 280 litros de água, o suficiente para você tomar seis banhos rápidos. Em momentos de crise, é preciso economizar de todos os jeitos: da água que sai da sua torneira à água que seu vizinho utiliza.

A crise de água deixou de ser só papo de quem se diz sustentável e passou a ser um problema da sua torneira e da calçada do vizinho. Ou seja, diminuir o tempo de banho e parar de usar a mangueira, apesar de parecer conselhos manjados, são atitudes obrigatórias nesse momento de crise.

A Organização das Nações Unidas recomenda que cada pessoa use cerca de 110 litros de água por dia, mas o número no país chega a quase o dobro. Economize já!

Dicas de consumo
O consumo humano diário varia muito se considerarmos o local onde se vive, o clima, os hábitos, vazamentos, uso de máquinas que precisam de água, modelo de descargas, a forma como abrimos e fechamos as torneiras diárias em casa. Tudo isso influencia o valor da fatura mensal.
• Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
• Ao lavar o carro em vez de usar mangueira, use balde.
• Faça sua higiene diária, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
• Substitua vasos antigos por novos, que consomem seis litros por fluxo, e utiliza a caixa com descarga acoplada.
• Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador é um acessório que tem a função de misturar ar à água, dando uma sensação de maior volume, podendo reduzir o consumo de 50% a 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de micro jatos.
• Deixe acumular as roupas e lave de uma vez. Se for lavar na mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

• Use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
• Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia. Atenção! Ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
• Jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Use a vassoura. Depois jogue a água depositada em um balde (sobras de águas de lavagem de roupas que já estão com sabão, por exemplo).

Economia em litros

• Pia do banheiro: ao escovar os dentes com a torneira aberta, em cinco minutos gasta-se em média 25 litros de água. Com a torneira fechada, o consumo reduz para 1 litro.
• Chuveiro: em 15 minutos, um banho com o registro aberto é responsável pelo consumo de 138 litros de água, em média. Em cinco minutos, gasta-se 46 litros.
• Vaso sanitário: uma descarga com válvula desregulada ou bacia antiga consome até 30 litros de água. Com a válvula regulada ou bacia acoplada, o consumo é de 10 litros.
• Pia da cozinha: lavando louça com a torneira aberta, em 15 minutos gasta-se em média 75 litros de água. Fechando a torneira, o consumo cai para 46 litros.
• Mangueira: regar o jardim com a mangueira comum aberta durante 10 minutos corresponde a um consumo de 186 litros de água. Com a mangueira esguicho tipo revólver, o consumo cai para 90 litros em média.

print